Real digital

Azimut, BRB e Capitual formam consórcio para participar do Piloto Real Digital, do Banco Central

Empresas realizaram cadastro no projeto-piloto da plataforma; propósito é construir um ambiente colaborativo para testes e desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia DLT

22 MAI 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h49
Foto: Reprodução (Amol Tyagi / Unsplash)

O banco digital Capitual, o banco BRB e a Azimut, uma das principais gestoras de ativos independentes, com presença em 18 países, se uniram e formaram um consórcio para inscrição no Projeto-Piloto da Plataforma do Real Digital (Piloto RD), organizado pelo Banco Central.

O consórcio formado pelas três companhias propõe o desenvolvimento e execução dos testes de títulos públicos tokenizados, utilizando o Real Digital (CBDC) para o câmbio, e a rede indicada nas diretrizes do projeto.

Por meio da tecnologia de contratos inteligentes vamos simular a negociação dos ativos mencionados (TPFt e CBDC) inicialmente entre as instituições participantes do projeto e o tesouro nacional”, afirmou o consórcio.

Conforme o regulamento do projeto-piloto, “o Piloto RD tem por objetivo validar o uso de uma solução de Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), na plataforma Hyperledger Besu, avaliando a programabilidade com ativos financeiros e a capacidade de observância aos requisitos legais e regulatórios, principalmente em relação à privacidade das informações de indivíduos e demais envolvidos nas transações na plataforma do Real Digital, bem como sua viabilidade tecnológica”.

O Comitê Executivo de Gestão (CEG) do Piloto RD, do Banco Central, é o responsável pela coordenação dos trabalhos. A lista provisória dos participantes selecionados será divulgada no site do Banco Central do Brasil, após análise da documentação ou informações que comprovem cumprimento dos requisitos.