sábado, 05 de abril, 2025

Regulamentação

A+ A-

ESMA busca feedback em consulta sobre regulação de criptoativos na União Europeia

Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados solicita opiniões em relação ao MiCA em documento

sexta, 06 de outubro, 2023 - 11:51

Redação MyCryptoChannel

A Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA) lançou um segundo documento na última quinta-feira (5), abrindo espaço para a participação das partes interessadas na regulamentação dos Mercados de Criptoativos (MiCA) na União Europeia.

 

No comunicado, a ESMA delineia cinco áreas de interesse crítico no MiCA, incluindo métricas de sustentabilidade para livros distribuídos, divulgações de informações privilegiadas, requisitos técnicos para documentos informativos (livros brancos), medidas de transparência comercial e regras de manutenção de registros para os provedores de serviços de criptoativos (CASP).

 

No que diz respeito aos indicadores de sustentabilidade, a autoridade reguladora busca a opinião sobre métricas quantitativas relacionadas ao consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa e produção de resíduos. Adicionalmente, a ESMA deseja ouvir considerações qualitativas sobre o impacto ambiental do uso de equipamentos pelos nós da rede blockchain.

 

No contexto da transparência pós-negociação, a ESMA propõe que os CASP (provedores de serviços de criptoativos) sejam obrigados a fornecer informações detalhadas, incluindo a data e hora da negociação e publicação, identificação do criptoativo negociado, informações sobre preços, quantidade, local de execução e o ID da transação correspondente.

 

A ESMA também está aberta a sugestão sobre a capacidade dos CASP de armazenar dados de transações em formatos flexíveis, quando puderem ser convertidos em um formato específico, caso as autoridades reguladoras o solicitem.

Regulamentação

Receita Federal anuncia novas regras para declaração de criptoativos até 2025

Confira as atualizações e novas regras para a declaração de criptoativos que serão publicadas pela Receita Federal até março de 2025

sexta, 10 de janeiro, 2025 - 13:16

Redação MyCryptoChannel

Bitcoin

Continue Lendo...

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (09) que publicará novas regras para a declaração de criptoativos até março de 2025.  

Essas mudanças estarão alinhadas à "DeCripto" — Declaração de Criptoativos — Receita Federal, inserida em Consulta Pública para aprimorar a fiscalização sobre operações envolvendo criptoativos. 

Atualização da IN RFB nº 1.888 

As propostas serão analisadas pela Receita Federal, e ao final, a IN RFB nº 1.888, de 3 de maio de 2019, será atualizada.  

A previsão é que essa revisão ocorra ainda no primeiro trimestre de 2025. 

Integração com o modelo internacional CARF 

A DeCripto incorporará regras e conceitos do Crypto Asset Reporting Framework (CARF), desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  

A nova normativa incluirá informações sobre transferências de criptoativos, avaliação de operações, e diligências necessárias.  

Além disso, o foco será em atividades como transferência do exterior para o Brasil, fracionamento de NFT, e criptoativos referenciados a ativos. 

Criptomoedas terão aumento de impostos? 

Embora não haja aumento nos impostos para investidores de criptoativos, a Receita Federal busca maior rigor nas informações prestadas.  

Transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas deverão ser reportadas, ampliando o controle sobre movimentações financeiras. 

Com a Instrução Normativa RFB nº 2.219/24, anunciada em setembro de 2024, as informações deverão ser enviadas obrigatoriamente via e-Financeira, sistema eletrônico da Receita Federal integrado ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). 

 

Isenção

Hong Kong isentará impostos sobre ganhos com criptomoedas; veja os detalhes

O objetivo é fortalecer a região como um centro de gestão de patrimônio

sexta, 29 de novembro, 2024 - 10:50

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Hong Kong está se preparando para isentar os impostos sobre ganhos em investimentos com criptomoedas, segundo informações da agência Reuters nesta quinta-feira (28). No entanto, a medida só valerá para "investidores sofisticados".

O objetivo é fortalecer a região como um centro de gestão de patrimônio. Um documento de consulta do Departamento de Serviços Financeiros e do Tesouro propõe a expansão das isenções de impostos sobre ganhos de capital para incluir propriedades no exterior, créditos de carbono, crédito privado e criptoativos. 

Essas isenções se aplicariam a fundos oferecidos de forma privada e veículos de investimento de family offices elegíveis. Ainda não existe uma data definida para essa política entrar em vigor.

O território asiático já oferece incentivos fiscais para fundos privados e family offices selecionados, como isenção de impostos sobre lucros.

A mudança, no entanto, pretende ampliar essas vantagens para investimentos relacionados a criptomoedas, visando promover a inovação em tecnologia e finanças de blockchain.