A Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC) dos Estados Unidos implementou uma nova estratégia em resposta às demandas da regulamentação de criptomoedas, depois que o inspetor-geral da agência revelou que os bancos sob sua supervisão estavam mal preparados para enfrentar as expectativas do regulador. A FDIC se comprometeu a apresentar essa estratégia até janeiro.
O Gabinete do Inspetor-Geral da FDIC, uma função de fiscalização interna que opera nas agências governamentais dos EUA, conduziu uma análise minuciosa do desempenho da agência bancária em relação à preparação da indústria financeira para os desafios da criptografia. O resultado dessa avaliação apontou lacunas significativas, como revelado no relatório divulgado nesta quarta-feira (18).
Uma das principais descobertas do inspetor-geral foi que a FDIC orientou alguns bancos a suspenderem suas atividades relacionadas às criptomoedas em 2022 e durante o corrente ano. No entanto, a agência não forneceu orientações claras quanto à duração dessas suspensões ou sobre como elas seriam encerradas.
Essa falta de clareza e orientação adequada deixou os bancos em uma situação de incerteza, incapazes de navegar com segurança nas águas turbulentas da regulamentação criptográfica. Para abordar essa questão e melhorar a preparação da indústria financeira para as expectativas do regulador, a FDIC procura elaborar uma nova estratégia que será apresentada até janeiro do ano que vem.