O governo indiano está em processo de elaboração de um documento de consulta para abordar as principais preocupações relacionadas às criptomoedas, como parte de seus esforços para aumentar a clareza regulatória em torno dessa classe de ativos, segundo o Decrypt.
A iniciativa segue os pedidos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, por uma estrutura global para regulamentar criptomoedas, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, feitos durante a Cúpula do G20 do ano passado.
Esse documento, liderado por um painel sob a direção do Secretário do Departamento de Assuntos Econômicos, está previsto para ser lançado entre setembro e outubro, conforme relatado pela CNBCTV18 na quarta-feira (21).
O objetivo do governo é fortalecer sua política interna sobre criptomoedas, equilibrando inovação com uma supervisão regulatória adequada. Para isso, o governo está buscando o feedback das partes interessadas.
O histórico do país com criptomoedas não tem sido o dos mais calmos, começando com a proibição imposta pelo banco central da Índia, em 2018, que impedia instituições financeiras de negociar com criptomoedas.
No entanto, essa proibição foi anulada pela Suprema Corte dois anos depois, permitindo a retomada da negociação de criptomoedas, embora as preocupações regulatórias persistam.