terça, 28 de janeiro, 2025

Regulamentações

A+ A-

Nomeações de Biden para CFTC podem impactar regulação de criptomoedas, diz TD Cowen

Banco de investimentos argumenta que escolhas presidenciais podem mudar abordagem em relação ao setor cripto

segunda, 17 de junho, 2024 - 13:59

Redação MyCryptoChannel

A recente decisão do presidente Joe Biden de nomear dois líderes para a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) pode ter um impacto significativo na regulação das criptomoedas nos Estados Unidos. De acordo com o banco de investimento TD Cowen, as nomeações podem influenciar a maneira como a agência abordará as criptomoedas no futuro. 

Na semana passada, Biden nomeou a comissária da CFTC, Christy Goldsmith Romero, para liderar a Federal Deposit Insurance Corporation e Kristin Johnson para o cargo de secretária adjunta para instituições financeiras no Departamento do Tesouro.  

Ambos os comissários têm pressionado a agência para emitir regras ou diretrizes que protejam os consumidores e resolvam conflitos de interesse relacionados às criptomoedas. 

Se Romero e Johnson assumirem seus novos papéis, a CFTC ficará composta pelo presidente democrata Rostin Behnam e pelos comissários republicanos Caroline Pham e Summer Mersinger, dando ao Partido Republicano uma maioria na comissão.  

Devido a essa mudança, a administração Biden deve agir rapidamente para preencher as duas vagas, conforme destacou o TD Cowen em uma nota divulgada nesta segunda-feira (17). No entanto, as substituições provavelmente não serão confirmadas até o outono. 

“No curto prazo, isso pode acabar sendo positivo para a criptografia, já que o presidente da CFTC, Rostin Behnam, tem sido um dos mais fortes defensores da criptografia nomeado pelo presidente Biden”, disse o TD Cowen Washington Research Group, liderado por Jaret Seiberg.  

A nomeação de Johnson e Romero pode trazer riscos à regulação de criptomoedas, especialmente se Biden for reeleito. “Isso representa algum risco para a criptografia no futuro, especialmente se o presidente Biden vencer um segundo mandato”, afirmou Jaret Seiberg, do TD Cowen Washington Research Group. 

Regulação

Deputado propõe nova lei para regular setor de criptomoedas no Brasil

A minuta não aborda o Marco Legal das Criptomoedas já existente no país

quinta, 28 de novembro, 2024 - 11:10

Redação MyCryptoChannel

Bitcoin

Continue Lendo...

A Comissão Especial sobre Direito Digital da Câmara dos Deputados abriu uma consulta pública para discutir um projeto de lei (PL) que regulamenta o mercado cripto no país.

No entanto, já existe um projeto em curso com o mesmo objetivo. Isso porque o Congresso aprovou em dezembro de 2022 o Marco Legal das Criptomoedas, legislação que já estabelece as diretrizes básicas para o setor.

O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos/MG) apresentou uma minuta com detalhes de como seria essa regulamentação. A partir disso, a Comissão Especial está realizando uma consulta pública sobre o tema.

O texto de Andrada é mais detalhado em suas definições, diferente do Marco Legal, que tem uma abordagem geral. No Marco, o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem elaborar normas mais específicas.

Já a minuta de Lafayette propõe, entre outros pontos, definições para contratos inteligentes, oferta inicial de moeda (ICO), NFTs e tokens de ativos do mundo real.

Além disso, o deputado também propõe regras para as corretoras de criptomoedas operarem no Brasil. Entre as normas de Andrada, destaca-se a necessidade de registro junto à CVM, a obrigação que empresas adotem a segregação dos criptoativos dos clientes de seus próprios ativos, auditorias anuais e implementação de programas de governança com foco no combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

Segundo o próprio texto, a proposta “visa proporcionar um ambiente regulatório seguro e moderno, que estimule o desenvolvimento econômico e tecnológico, ao mesmo tempo em que protege os consumidores e investidores, prevenindo práticas abusivas”.

Regulação

Trump avalia dar mais poder ao CFTC para regular criptomoedas, diz reportagem

A proposta incluiria a supervisão de exchanges de criptomoedas e mercados de negociação à vista para ativos digitais classificados como commodities, como Bitcoin (BTC) e Ether

quarta, 27 de novembro, 2024 - 10:40

Redação MyCryptoChannel

Donald Trump

Continue Lendo...

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliar conceder à Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) poderes para regular determinados ativos digitais.

Segundo a Fox Business, a proposta incluiria a supervisão de exchanges de criptomoedas e mercados de negociação à vista para ativos digitais classificados como commodities, como Bitcoin (BTC) e Ether.

Ainda de acordo com a matéria, essa mudança poderia reduzir a autoridade da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sobre o setor de criptomoedas.

O presidente da SEC, Gary Gensler, que deixará o cargo em 20 de janeiro de 2025, apoiou a ideia de que o CFTC tenha mais poder para regular ativos como o Bitcoin. Em outras oportunidades, Gensler já afirmou que o Bitcoin é, de fato, uma commodity.

Além disso, em março deste ano, o CFTC já havia declarado o Ether como uma commodity em um processo contra a exchange de criptomoedas KuCoin, ressaltando a visão de que esse ativo deveria estar sob sua jurisdição.