quinta, 03 de abril, 2025

Regulamentações

A+ A-

Regulador de commodities dos EUA teme riscos com ETFs de Bitcoin (BTC) e pede legislação

Presidente da CFTC disse que aprovação de ETFs pode dar uma interpretação errada para investidores

segunda, 29 de janeiro, 2024 - 10:21

Redação MyCryptoChannel

O presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), Rostin Behnam, expressou sua preocupação com a recente aprovação de ETFs de Bitcoin à vista na sexta-feira (26), alertando para os riscos que esses produtos podem apresentar aos investidores. Behnam reiterou a necessidade de uma legislação federal para regular o mercado de criptomoedas. 

 

 

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) aprovou o primeiro lote de ETFs de Bitcoin à vista há duas semanas. Esses fundos negociados em bolsa geraram bilhões de dólares em atividade comercial, mas Behnam teme que a aprovação regulatória possa ser interpretada errada como um aval para o investimento em criptomoedas. 

 

 

“Temo que a aprovação regulatória dos ETPs de bitcoin introduza o risco de que, apesar das bandeiras amarelas, os participantes do mercado, tanto varejistas quanto institucionais, possam confundir a aprovação técnica de um produto – com a supervisão regulatória real dos ativos digitais de commodities monetárias”, afirmou Behnam. 

 

 

Ele ressalta que nenhum regulador federal tem autoridade do Congresso para supervisionar o mercado à vista de criptomoedas. “As preocupações que expressei publicamente durante quase seis anos em relação ao mercado à vista de commodities de ativos digitais só aumentaram”, completou. “A necessidade de legislação federal sobre ativos digitais do mercado monetário nunca foi tão crítica e continuarei meu apelo à ação.” 

 

 

Behnam critica a falta de medidas para lidar com práticas opacas e inconsistentes nos mercados de criptomoedas, como conflitos de interesse e proteção ao cliente. Ele argumenta que os ETFs de Bitcoin apenas embrulham um ativo especulativo e volátil em uma "fina camada de regulação indireta". 

 

 

Apesar das críticas, ele reconhece o trabalho da CFTC na investigação de crimes no mercado de criptomoedas. A agência se tornou a "principal agência de fiscalização" do setor em 2023, com ações contra figuras como Sam Bankman-Fried da FTX, Binance e Celsius. 

 

 

“Como todos nesta sala sabem, só podemos agir em relação à fraude ou manipulação de ativos digitais quando descobrimos ou descobrimos anomalias através da vigilância e supervisão do mercado regulamentado, ou através de dicas e reclamações que podemos seguir”, arguemnetou Behnam.  

 

 

“Estamos fazendo tudo isso – e ganhando as manchetes – com uma placa restritora instalada”. Behnam argumenta que a CFTC poderia fazer mais com outras ferramentas. 

 

 

 

Regulamentação

Receita Federal anuncia novas regras para declaração de criptoativos até 2025

Confira as atualizações e novas regras para a declaração de criptoativos que serão publicadas pela Receita Federal até março de 2025

sexta, 10 de janeiro, 2025 - 13:16

Redação MyCryptoChannel

Bitcoin

Continue Lendo...

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (09) que publicará novas regras para a declaração de criptoativos até março de 2025.  

Essas mudanças estarão alinhadas à "DeCripto" — Declaração de Criptoativos — Receita Federal, inserida em Consulta Pública para aprimorar a fiscalização sobre operações envolvendo criptoativos. 

Atualização da IN RFB nº 1.888 

As propostas serão analisadas pela Receita Federal, e ao final, a IN RFB nº 1.888, de 3 de maio de 2019, será atualizada.  

A previsão é que essa revisão ocorra ainda no primeiro trimestre de 2025. 

Integração com o modelo internacional CARF 

A DeCripto incorporará regras e conceitos do Crypto Asset Reporting Framework (CARF), desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  

A nova normativa incluirá informações sobre transferências de criptoativos, avaliação de operações, e diligências necessárias.  

Além disso, o foco será em atividades como transferência do exterior para o Brasil, fracionamento de NFT, e criptoativos referenciados a ativos. 

Criptomoedas terão aumento de impostos? 

Embora não haja aumento nos impostos para investidores de criptoativos, a Receita Federal busca maior rigor nas informações prestadas.  

Transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas deverão ser reportadas, ampliando o controle sobre movimentações financeiras. 

Com a Instrução Normativa RFB nº 2.219/24, anunciada em setembro de 2024, as informações deverão ser enviadas obrigatoriamente via e-Financeira, sistema eletrônico da Receita Federal integrado ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). 

 

Isenção

Hong Kong isentará impostos sobre ganhos com criptomoedas; veja os detalhes

O objetivo é fortalecer a região como um centro de gestão de patrimônio

sexta, 29 de novembro, 2024 - 10:50

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Hong Kong está se preparando para isentar os impostos sobre ganhos em investimentos com criptomoedas, segundo informações da agência Reuters nesta quinta-feira (28). No entanto, a medida só valerá para "investidores sofisticados".

O objetivo é fortalecer a região como um centro de gestão de patrimônio. Um documento de consulta do Departamento de Serviços Financeiros e do Tesouro propõe a expansão das isenções de impostos sobre ganhos de capital para incluir propriedades no exterior, créditos de carbono, crédito privado e criptoativos. 

Essas isenções se aplicariam a fundos oferecidos de forma privada e veículos de investimento de family offices elegíveis. Ainda não existe uma data definida para essa política entrar em vigor.

O território asiático já oferece incentivos fiscais para fundos privados e family offices selecionados, como isenção de impostos sobre lucros.

A mudança, no entanto, pretende ampliar essas vantagens para investimentos relacionados a criptomoedas, visando promover a inovação em tecnologia e finanças de blockchain.