O Reino Unido não adotará a legislação da União Europeia (UE) sobre mercados de ativos criptos (MiCA). Segundo a presidente do grupo parlamentar multipartidário do Reino Unido (APPG) sobre criptoativos e ativos digitais, Dra. Lisa Cameron MP, o país buscará uma abordagem “sob medida para a competitividade”.
Cameron falou sobre o assunto no CCDAS 2023 que o Reino Unido não copiará a legislação europeia. “Não acho que haverá qualquer cópia do MiCA, obviamente, onde as coisas estão funcionando, o Reino Unido não quer inventar algo inteiramente novo, mas temos que ter o que cabe aqui”, acrescentou.
Ela disse que a legislação do país daria ao Reino Unido uma “vantagem competitiva”. Cameron destacou que o APPG está analisando as “melhores práticas internacionais” sobre o assunto. Mesmo com a influência, o Reino Unido busca adotar “abordagem personalizada para o quadro que queremos estabelecer aqui”.
Porém, ela disse que será necessário ter “algum tipo de interoperabilidade também, globalmente, e um conjunto de padrões que abranja as coisas – embora diferentes jurisdições façam suas próprias coisas até certo ponto”.
O MiCA é um conjunto de regulamentos que regem a emissão e prestação de serviços relacionados a criptomoedas, stablecoins e outros ativos digitais na União Europeia. Cameron disse que segundo pesquisas “o MiCA não é apenas bom para os consumidores, para proteção, mas também quando você tem essa clareza, ele traz investimento – portanto, muitos investimentos estão agora sendo transferidos para a UE por causa do MiCA”.