O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, disse nesta quinta-feira (13) que a agência está reavaliando seus pedidos de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista à luz de decisões judiciais recentes.
Em entrevista à CNBC, Gensler disse que a agência já negou “vários desses pedidos, mas os tribunais aqui do Distrito de Columbia opinaram sobre isso" e por isso a SEC está “dando uma nova olhada nisso com base nas decisões judiciais”.
A SEC tem negado pedidos anteriores para um fundo spot de bitcoin, mas desde que um painel de juízes que ordenou que o regulador reconsiderasse uma oferta da Grayscale Investments, a Comissão começa a rever sua posição. No momento, a agência está analisando mais de uma dúzia de pedidos de grandes gestores de ativos, como BlackRock e Fidelity.
Opinião sobre mercado dos criptos ativos
Mesmo com essa visão positiva, Gensler falou mais uma vez sobre sua opinião sobre a indústria dos criptos ativos. Para ele, esse mercado descumpre muito as leis de valores mobiliários existentes.
Durante a entrevista, o regulador disse que “tem havido muita fraude e maus atores no campo do cripto”. “Há muito descumprimento, não apenas com as leis de valores mobiliários, mas com outras leis relacionadas ao combate à lavagem de dinheiro e à proteção do público contra maus atores.”