O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, destacou seu orgulho pelo trabalho realizado pela agência durante sua gestão, enquanto admitiu que "ainda há trabalho a ser feito".
Sua declaração ocorre a menos de duas semanas de sua saída, prevista para 20 de janeiro, data da posse do presidente eleito Donald Trump.
Gary Gensler e criptomoedas
Durante sua gestão, Gensler foi um crítico da indústria de criptomoedas, classificando-a como um ambiente marcado pela falta de conformidade. Para ele, essa área está "cheia de maus atores”.
Apesar de reconhecer o potencial tecnológico do setor, ele reiterou que muitos ativos digitais se enquadram como valores mobiliários, exigindo supervisão da SEC.
Ele também reconheceu o trabalho de seus predecessores, como Jay Clayton, que liderou a SEC de 2017 a 2020 durante o governo Trump.
“É um campo que se desenvolveu em torno da não conformidade, e estou orgulhoso do que fizemos, construindo sobre o que o presidente Clayton e outros fizeram anteriormente. Ainda há trabalho a ser feito”, afirmou Gensler.
A gestão de Gensler foi marcada por um aumento nas ações de fiscalização contra empresas de criptomoedas, com cerca de 100 processos movidos durante seu mandato.
Ele destacou que isso é consistente com as ações de Clayton, que liderou cerca de 80 casos relacionados a ativos digitais.
Ele também dividiu o setor em duas categorias: o Bitcoin, visto como o ativo mais consolidado, e “todo o resto,” que ele considera uma zona de alto risco e incerteza regulatória.
"Estou no mercado financeiro há mais de quatro décadas, e tudo nos mercados é negociado com base em uma mistura de fundamentos e sentimento em qualquer momento", afirmou Gensler. "Mas nunca vi um campo tão envolvido em sentimento e não tanto em fundamentos."
Futuro da SEC
Com a saída de Gensler, o ex-regulador Paul Atkins foi indicado para assumir o comando da SEC. Conhecido por ser mais receptivo à inovação financeira, Atkins pode trazer uma abordagem diferente, potencialmente menos rígida, à supervisão de criptomoedas.