O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, criticou a aprovação de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista, dizendo que os produtos vão contra a missão de descentralização de Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin.
Em entrevista à CNBC nesta sexta-feira (12), Gensler disse que os ETFs de BTC à vista levaram à centralização, ao contrário do que o criador da maior criptomoeda do mundo gostaria. “Há uma ironia no meio disto – Satoshi Nakamoto disse que este seria um sistema e finanças descentralizados – isto levou à centralização”.
Gary Gensler e Elizabeth Warren
Gensler também foi questionado sobre as críticas da senadora Elizabeth Warren, que votou para nomeá-lo para presidente da SEC em 2021. Warren criticou a SEC na quinta-feira (11) por aprovar ETFs de bitcoin à vista.
"O SEC está errado na lei e errado na política com relação à decisão do ETF Bitcoin", disse Warren. "Se a SEC vai permitir que a criptografia se aprofunde ainda mais em nosso sistema financeiro, então é mais urgente do que nunca que a criptografia siga as regras básicas de combate à lavagem de dinheiro."
Gensler respondeu que tem “profundo respeito por aqueles que podem ter estado do outro lado desta situação”, acrescentando que também tem esse respeito pela lei.
ETFs de Ethereum (ETH)
Gensler também foi questionado sobre a possibilidade de um ETF de Ethereum à vista no futuro. "A aprovação do ETF de Bitcoin à vista esta semana se concentra em um token de commodity não relacionado a títulos", disse Gensler. "Isso está restrito apenas a esse token de commodity não relacionado a títulos."