domingo, 13 de abril, 2025

SEC

A+ A-

Promessa de uma SEC mais receptiva com Trump e saída de Gensler

Com a chegada de uma nova gestão liderada por Trump, a SEC revisa suas políticas de criptomoedas sob a presidência de Paul Atkins

quarta, 15 de janeiro, 2025 - 13:21

Redação MyCryptoChannel

Autoridades da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) estão se preparando para revisar as políticas de criptomoedas da agência, de acordo com informações divulgadas pela Reuters.  

A movimentação ocorre na iminência da posse do presidente eleito Donald Trump, programada para a próxima segunda-feira (20). 

As discussões estão sendo conduzidas em meio ao encerramento da gestão do atual presidente da SEC, Gary Gensler, que renunciará no dia da posse de Trump. 

Mudanças na SEC  

A saída de Gary Gensler, que anunciou sua renúncia para 20 de janeiro, abriu espaço para uma mudança na abordagem regulatória de criptomoedas.  

Paul Atkins, nomeado por Trump para presidir a SEC, traz uma visão mais aberta às criptomoedas e promete desburocratizar o setor. 

Os comissários Hester Peirce e Mark Uyeda estão liderando discussões para a formulação de novas diretrizes ou regras relacionadas à classificação de criptomoedas como títulos mobiliários.  

Peirce e Uyeda são conhecidos por suas opiniões favoráveis às criptomoedas, contrastando com a postura mais rigorosa adotada por Gensler. 

 

 

 

 

Stablecoins

USDC é a stablecoin mais adquirida na América Latina em 2024, superando o Bitcoin

De acordo com levantamento da Bitso, USDC se torna a moeda mais comprada na América Latina e no Brasil por preocupações com economias locais

sexta, 14 de março, 2025 - 13:10

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Pela primeira vez, a stablecoin USDC, lastreada no dólar americano, foi o criptoativo mais adquirido pelos investidores da América Latina no ano 2024, de acordo com a pesquisa Panorama Cripto na América Latina, realizada pela exchange Bitso. 

A pesquisa revela que a USDC representou 24% do volume total de compras de criptoativos na região no último ano, superando o Bitcoin (BTC), que teve 22%.

As stablecoins dominaram as compras de criptoativos na América Latina, representando 39% do volume total, uma valorização em relação aos 30% registrados em 2023. 

A USDT, outra stablecoin, ocupou a terceira posição com 15%, demonstrando uma preferência crescente por essas moedas digitais atreladas a ativos tradicionais.

Crescimento das stablecoins no Brasil

No Brasil, a tendência observada na América Latina se repete. As stablecoins, USDC e USDT, representaram 26% das aquisições de criptomoedas em 2024, com o Bitcoin ficando em segundo lugar com 22% das compras. 

O estudo também apontou um aumento significativo nas memecoins, com destaque para o token PEPE, que viu um crescimento de 12 pontos percentuais na participação nas carteiras dos investidores brasileiros em comparação com 2023. 

Para Bárbara Espir, Country Manager da Bitso Brasil, isso é sinal do amadurecimento do mercado brasileiro, com os investidores se tornando mais experientes e diversificando suas carteiras de ativos digitais.

O que impulsiona o sucesso das stablecoins?

As stablecoins são criptomoedas cujo valor está atrelado a outros ativos, como o dólar, o real ou commodities como o ouro. O principal objetivo dessas moedas digitais é manter um valor estável, facilitando a circulação de valores na blockchain.

A pesquisa da Bitso aponta que, em 2024, a instabilidade econômica em países da América Latina, como Brasil, Argentina, Colômbia e México, impulsionou a adoção das stablecoins. 

A desvalorização das moedas locais em relação ao dólar fez com que investidores buscassem essas moedas digitais como uma forma de proteger seu poder de compra e dolarizar seus portfólios.
 

SEC

Robinhood Crypto sai vitoriosa: SEC encerra investigação sem ação legal

Após uma investigação iniciada em maio de 2024, a SEC decidiu encerrar o processo sem medidas contra a Robinhood Crypto

segunda, 24 de fevereiro, 2025 - 12:57

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) anunciou o encerramento da investigação sobre a plataforma de negociação Robinhood Crypto sem que houvesse qualquer ação de execução.  

A empresa, em comunicado oficial, afirmou que recebeu um aviso da SEC, no qual foi informada de que a investigação foi concluída e que não se prosseguirá com nenhuma ação em relação à Robinhood.  

“Aplaudimos a decisão da equipe de encerrar esta investigação sem nenhuma ação”, afirmou o Diretor Jurídico, de Conformidade e de Assuntos Corporativos da Robinhood Markets, Inc, Dan Gallagher.  

Para ele, “esta investigação nunca deveria ter sido aberta”. “Robinhood Crypto sempre respeitou e sempre respeitará as leis federais de valores mobiliários e nunca permitiu transações em valores mobiliários”, explicou  

A investigação tinha sido iniciada após o envio de um Aviso Wells à empresa em maio de 2024, notificando sobre uma possível ação legal. 

Investigação contra Robinhood  

A investigação tinha sido iniciada após o envio de um Aviso Wells à empresa em maio de 2024, notificando sobre uma possível ação legal.  

No aviso, a empresa foi informada que poderia ser acusada por violar a lei de valores mobiliários dentro de sua unidade de criptomoedas.  

Na época, o Dan Gallagher afirmou que "firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários e estamos ansiosos para nos envolver com a SEC para deixar claro o quão fraco seria qualquer caso contra a Robinhood”. 

Nesta segunda-feira (24), o Diretor Jurídico da empresa resaltou que a “Robinhood Crypto sempre respeitou e sempre respeitará as leis federais de valores mobiliários e nunca permitiu transações em valores mobiliários”.  

Ações da Robinhood  

Após o anúncio, as ações da Robinhood (HOOD) na NASDAQ registrou um leve aumento. No entanto, por volta das 12:53 (horário de Brasília), os papéis da companhia recuavam em 6,59%.  

Ao mesmo tempo, o Bitcoin (BTC), maior criptomoeda do mundo também apresentava queda. O BTC registrava desvalorização 1,47% a US$ 94 mil.