A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) está enfrentando críticas de legisladores republicanos depois que uma postagem falsa sobre a aprovação de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista foi publicada na conta da agência no início desta semana.
A postagem, divulgada para centenas de milhares de seguidores da SEC na terça-feira (9), disse que a agência havia concedido aprovação para a listagem de ETFs de Bitcoin à vista, que não era verdade.
Em uma carta endereçada ao presidente da SEC, Gary Gensler, os republicanos da Câmara Patrick McHenry, Bill Huizenga, French Hill e Ann Wagner criticaram a SEC por não configurar autenticação de dois fatores para sua conta no momento em que foi comprometida.
“A capacidade da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de cumprir a sua missão – proteger os investidores, manter mercados justos, ordenados e eficientes e facilitar a formação de capital – está diretamente ligada à capacidade da Comissão de comunicar com os participantes do mercado”, escreveram.
Os legisladores também citaram a regra de gestão de riscos de segurança cibernética da SEC, que exige que as empresas divulguem incidentes de segurança cibernética "materiais" no prazo de quatro dias.
Em resposta ao tweet da SEC, eles disseram, “esperamos que a SEC cumpra os mesmos requisitos que são impostos às empresas em todo o país. Todos os participantes do mercado merecem transparência da sua parte e da sua agência”.
Os republicanos da Câmara pediram à SEC que forneça uma explicação completa até a próxima quarta-feira (17).