O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, alertou nesta quarta-feira (8) para a existência de vários fraudadores envolvidos com criptomoedas. Ele ainda reiterou que o setor enfrenta fraudes generalizadas.
"Não se trata apenas de uma circunstância e de um fraudador notório, são vários fraudadores notórios", disse Gensler durante a DC Fintech Week. Gensler comentou sobre isso uma semana depois que o julgamento criminal do ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, chegou ao fim.
O executivo foi considerado culpado em todas as acusações por fraudar investidores. A SEC foi responsável por processar Bankman-Fried no final do ano passado após o colapso da FT. Desde então, a Comissão apresentou outras acusações contra empresas do setor das criptomoedas.
O presidente da SEC também comentou sobre os usos dos ativos digitais e a proteção do investidor. "Também se trata de qual é o maldito caso de uso dessas coisas. Somos neutros em termos de mérito, mas os investidores precisam entender qual é o caso de uso desses 15 a 20 mil tokens cada um individualmente", afirmou Gensler.
Ele pediu que as empresas do setor se cadastrassem na SEC e que elas estão sujeitas às mesmas regras das finanças tradicionais.