A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) revelou na segunda-feira (22) que o anúncio falso de aprovação de um ETF Bitcoin à vista foi o resultado de um ataque de troca de SIM.
Em um comunicado, a SEC disse que sua conta no Twitter @SECGov foi "comprometida" por uma parte não autorizada que obteve o controle do número de telefone celular da agência associado à conta.“Uma vez no controle do número de telefone, a parte não autorizada redefiniu a senha da conta @SECGov”, escreveu o regulador.
A SEC ainda firmou que "continuando a coordenar com diversas entidades policiais e de supervisão federal” para descobrir como a operadora permitiu a troca de SIM e como eles sabia, qual número de estava associado a conta. Segundo o regulador, a autenticação multifator (MFA) em sua conta do Twitter foi desativada a pedido de sua equipe desde julho de 2023.
O incidente criou um caos no mercado de criptomoedas, que estava ansioso pela decisão da SEC sobre a aprovação ou rejeição de vários ETFs Bitcoin à vista antes do prazo limite. Após o tweet do presidente da SEC, Gary Gensler, retirando o anúncio falso, seguido por um tweet de acompanhamento da própria conta da SEC, o preço do Bitcoin (BTC) despencou.