terça, 01 de abril, 2025

SEC

A+ A-

Uniswap Labs contesta a SEC em resposta a possível ação judicial

Empresa argumenta que a ação da SEC pode minar o potencial inovador das finanças descentralizadas (DeFi)

terça, 21 de maio, 2024 - 17:30

Redação MyCryptoChannel

A Uniswap Labs, empresa por trás da popular bolsa descentralizada Uniswap, apresentou sua resposta oficial à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, após ser notificada de uma possível ação de execução pelo regulador.  

A empresa argumenta que as alegações da SEC são fracos, ameaçam a inovação no setor de finanças descentralizadas (DeFi) e podem prejudicar os consumidores. 

“As teorias agressivas da SEC são um esforço para expandir a sua jurisdição para além das bolsas, para a tecnologia das comunicações – e para além dos valores mobiliários, para todos os mercados”, afirmou a empresa em uma postagem no blog nesta terça-feira (21).  

A resposta contesta as alegações da SEC no mês passado de que o token UNI da Uniswap é um título e que a empresa atua como um corretor não registrado. A Uniswap argumentou que “não resiste a um escrutínio”. 

Comparando-se às exchanges centralizadas, a Uniswap destaca que seu modelo é distinto. Como os usuários mantêm a custódia de seus fundos durante as transações e interagem por meio de contratos inteligentes automatizados, a Uniswap afirma não atuar como intermediária, não efetuando ou liquidando transações. 

“Em todos os momentos, um usuário da interface controla os principais aspectos da transação, e os ativos criptográficos de um usuário permanecem autocustódia em sua própria carteira até que o usuário execute a troca”, argumentou a empresa. 

A Uniswap também contesta a afirmação da SEC de que os tokens de pool de liquidez (LP) são títulos. Estes tokens representam a participação dos usuários na provisão de ativos aos contratos inteligentes da bolsa, permitindo a negociação por meio de pools de liquidez. 

Para finalizar, a Uniswap afirmou que estão confiantes de que o trabalho deles está do lado certo da história e que SEC não deveria dedicar os seus recursos financiados pelos contribuintes para abrir um processo contra nós. 

“Defenderemos o direito de usar e distribuir código de uso geral que desafie as empresas estabelecidas a atualizar, adaptar e competir. Assim, enquanto a nossa equipa jurídica assume esta luta pela inovação e liberdade financeira americana, continuaremos a fazer o que fazemos de melhor: construir”, completou a empresa.  

SEC

Promessa de uma SEC mais receptiva com Trump e saída de Gensler

Com a chegada de uma nova gestão liderada por Trump, a SEC revisa suas políticas de criptomoedas sob a presidência de Paul Atkins

quarta, 15 de janeiro, 2025 - 13:21

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Autoridades da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) estão se preparando para revisar as políticas de criptomoedas da agência, de acordo com informações divulgadas pela Reuters.  

A movimentação ocorre na iminência da posse do presidente eleito Donald Trump, programada para a próxima segunda-feira (20). 

As discussões estão sendo conduzidas em meio ao encerramento da gestão do atual presidente da SEC, Gary Gensler, que renunciará no dia da posse de Trump. 

Mudanças na SEC  

A saída de Gary Gensler, que anunciou sua renúncia para 20 de janeiro, abriu espaço para uma mudança na abordagem regulatória de criptomoedas.  

Paul Atkins, nomeado por Trump para presidir a SEC, traz uma visão mais aberta às criptomoedas e promete desburocratizar o setor. 

Os comissários Hester Peirce e Mark Uyeda estão liderando discussões para a formulação de novas diretrizes ou regras relacionadas à classificação de criptomoedas como títulos mobiliários.  

Peirce e Uyeda são conhecidos por suas opiniões favoráveis às criptomoedas, contrastando com a postura mais rigorosa adotada por Gensler. 

 

 

 

 

SEC

Gary Gensler reflete sobre sua gestão na SEC e as criptomoedas: "ainda há trabalho a ser feito"

Em últimos dias na liderança do SEC, presidente traz comentários sobre sua gestão e os desafios da indústria de criptomoedas

quarta, 08 de janeiro, 2025 - 17:47

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, destacou seu orgulho pelo trabalho realizado pela agência durante sua gestão, enquanto admitiu que "ainda há trabalho a ser feito".   

Sua declaração ocorre a menos de duas semanas de sua saída, prevista para 20 de janeiro, data da posse do presidente eleito Donald Trump. 

Gary Gensler e criptomoedas  

Durante sua gestão, Gensler foi um crítico da indústria de criptomoedas, classificando-a como um ambiente marcado pela falta de conformidade. Para ele, essa área está "cheia de maus atores”.  

Apesar de reconhecer o potencial tecnológico do setor, ele reiterou que muitos ativos digitais se enquadram como valores mobiliários, exigindo supervisão da SEC. 

Ele também reconheceu o trabalho de seus predecessores, como Jay Clayton, que liderou a SEC de 2017 a 2020 durante o governo Trump. 

“É um campo que se desenvolveu em torno da não conformidade, e estou orgulhoso do que fizemos, construindo sobre o que o presidente Clayton e outros fizeram anteriormente. Ainda há trabalho a ser feito”, afirmou Gensler. 

A gestão de Gensler foi marcada por um aumento nas ações de fiscalização contra empresas de criptomoedas, com cerca de 100 processos movidos durante seu mandato.  

Ele destacou que isso é consistente com as ações de Clayton, que liderou cerca de 80 casos relacionados a ativos digitais. 

Ele também dividiu o setor em duas categorias: o Bitcoin, visto como o ativo mais consolidado, e “todo o resto,” que ele considera uma zona de alto risco e incerteza regulatória. 

"Estou no mercado financeiro há mais de quatro décadas, e tudo nos mercados é negociado com base em uma mistura de fundamentos e sentimento em qualquer momento", afirmou Gensler. "Mas nunca vi um campo tão envolvido em sentimento e não tanto em fundamentos."  

Futuro da SEC 

Com a saída de Gensler, o ex-regulador Paul Atkins foi indicado para assumir o comando da SEC. Conhecido por ser mais receptivo à inovação financeira, Atkins pode trazer uma abordagem diferente, potencialmente menos rígida, à supervisão de criptomoedas.