segunda, 30 de setembro, 2024

Stablecoins

A+ A-

Disputa por novas stablecoins: Robinhood e outras empresas com planos de lançamento

Robinhood avalia a possibilidade de lançar uma stablecoin, e Revolut e BitGo também se preparam para adentrar o mercado

sexta, 27 de setembro, 2024 - 16:49

Redação MyCryptoChannel

A disputa pelo mercado de stablecoins está se intensificando, com a Robinhood, conhecida plataforma de negociação de ativos digitais, avaliando a possibilidade de lançar sua própria criptomoeda atrelada a ativos estáveis.  

Embora um porta-voz da empresa tenha declarado que não há "planos iminentes" para a emissão de uma stablecoin, a movimentação demonstra o crescente interesse no setor, segundo a Bloomberg. 

Atualmente, a Robinhood oferece a negociação de diversos ativos digitais, incluindo a stablecoin USDC, emitida pela Circle. As stablecoins são moedas digitais projetadas para serem atreladas a ativos estáveis, sendo o dólar americano o mais comum entre elas.  

Além da Robinhood, outras empresas também estão planejando lançar suas próprias stablecoins. A Revolut, fintech sediada no Reino Unido, está entre as empresas que podem anunciar uma stablecoin em breve.  

No entanto, devido a desafios regulatórios, a Revolut encerrou seus serviços de criptomoeda nos Estados Unidos quase um ano atrás, o que levanta dúvidas sobre a disponibilidade de sua nova moeda no mercado americano. Se lançada, não está claro se a stablecoin da Revolut será atrelada ao dólar ou à libra esterlina. 

Na mesma ideia, a BitGo, uma empresa de custódia de ativos digitais, também revelou recentemente seus planos para lançar uma stablecoin atrelada ao dólar.  

Stablecoins

Coinbase anuncia conversão entre euro e stablecoin EURC

Nova funcionalidade está em conformidade com o MiCA

quinta, 22 de agosto, 2024 - 17:33

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Coinbase anunciou que permitirá conversões diretas entre o euro fiduciário e a stablecoin indexada ao euro, EURC, na proporção de um para um, nas jurisdições suportadas a partir da semana que vem, no dia 28 de agosto. A EURC é uma stablecoin atrelada ao valor do euro, semelhante à USDC, que é vinculada ao valor do dólar. 

A exchange informou que essas conversões, realizadas através da plataforma Coinbase Advanced, não terão taxas associadas. O EURC está em conformidade com o MiCA, o regulamento Markets in Crypto Assets da União Europeia.  

Além disso, no dia 29 de agosto, a Coinbase listará um novo livro de ordens EURC-USDC, enquanto descontinuará seus livros de ordens EURC-EUR e EURC-USD existentes. 

"Essas mudanças são projetadas para permitir a conversão e negociação mais eficientes entre moedas fiduciárias e estáveis", destacou a bolsa. 

 

 

 

Stablecoins

BIS e Banco da Inglaterra monitorarão stablecoins com Projeto Pyxtrial

Iniciativa terá um pipeline de análise de dados com dados das stablecoins e dos ativos que as respaldam

quarta, 31 de julho, 2024 - 14:50

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Para aumentar a segurança em investimentos com stablecoins, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) e o Banco da Inglaterra (BoE) anunciaram o desenvolvimento do Projeto Pyxtrial.  

Essa iniciativa tem como objetivo criar uma ferramenta capaz de monitorar em tempo real o lastro das stablecoins, para garantir maior transparência do setor que hoje já acumula uma capitalização de mercado de US$ 163,7 bilhões. 

As stablecoins, moedas digitais lastreadas em ativos como moedas fiduciárias, ouro ou outras criptomoedas, têm ganhado mais popularidade nos últimos anos. No entanto, a falta de regulamentação representa um desafio para os supervisores financeiros. 

Com essas questões, o Projeto Pyxtrial  desenvolveu um protótipo de pipeline de análise de dados que permite aos reguladores acompanharem de perto os passivos das stablecoins e os ativos que as respaldam.  

"A tecnologia é um primeiro passo em direção a uma ferramenta que pode ajudar supervisores e reguladores a detectar proativamente problemas no lastro de stablecoins", afirma o relatório do projeto.  

Com protótipo, os reguladores auxiliarão “no desenvolvimento de estruturas de políticas baseadas em dados integrados". Além disso, o Projeto Pyxtrial também tem o potencial de monitorar outros produtos tokenizados que são lastreados por ativos do mundo real. 

O BIS e o BoE afirmaram que caso aconteça alguma diferença dos passivos de um emissor de stablecoin (as moedas em circulação) e os ativos que lastreiam essa stablecoin, “isso pode minar a confiança na capacidade do emissor de oferecer resgate ao valor nominal e provocar uma 'corrida', ou seja, uma perda repentina de confiança no valor da stablecoin".