terça, 28 de janeiro, 2025

Stablecoins

A+ A-

Hong Kong divulga novas regras para stablecoins na região

Regime foi aprovado após consulta pública de dois meses e espera promover um ecossistema de stablecoins responsável

quarta, 17 de julho, 2024 - 14:51

Redação MyCryptoChannel

A Secretaria de Serviços Financeiros e Tesouro (FSTB) e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) divulgaram nesta quarta-feira (17) as conclusões sobre a criação de legislação local para stablecoins. As entidades finalizaram as propostas para um regime regulatório que procura promover um ecossistema de stablecoins sustentável e responsável na região. 

As propostas finais, que se baseiam em uma consulta pública de dois meses que coletou 108 respostas, estabelecem um regime de licenciamento obrigatório para emissores de stablecoins referenciadas por moeda fiduciária (FRS) em Hong Kong. 

Essa medida tem como objetivo principal diminuir os potenciais riscos à estabilidade monetária e financeira, além de garantir uma supervisão transparente e eficaz do setor. 

De maneira geral, as propostas receberam apoio dos participantes da consulta pública, incluindo participantes do mercado, associações do setor e organizações profissionais.  

O CEO da HKMA, Eddie Yue, se mostrou satisfeito feedback positivo recebido e destacou o compromisso das autoridades em promover um ecossistema de stablecoins sustentável e responsável. "Acreditamos que um ambiente bem regulamentado é essencial para o desenvolvimento sustentável e responsável do ecossistema de stablecoins em Hong Kong", completou Yue. 

O secretário da FSTB, Christopher Hui, destacou que o novo regime de licenciamento complementará as medidas regulatórias existentes para plataformas de negociação de ativos virtuais (VA). Segundo ele, essa medida "fortalecerá ainda mais" a estrutura regulatória de VA em Hong Kong, contribuindo para a diminuição de riscos à estabilidade financeira associados à emissão de stablecoins. 

 

Stablecoins

Bradesco anuncia uso de stablecoins para remessas internacionais

Com o uso de stablecoins, Bradesco promete maior eficiência e redução de custos nas remessas internacionais

sexta, 27 de dezembro, 2024 - 19:37

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O Bradesco anunciou que, a partir de janeiro de 2025, começará a realizar suas primeiras remessas internacionais por meio de stablecoins, criptomoedas atreladas a moedas fiduciárias.  

A movimentação ocorre em parceria com a empresa de infraestrutura em blockchain Parfin e utilizará o USDC, uma stablecoin lastreada ao dólar americano, emitida pela Circle. 

De acordo com Roberto Medeiros, diretor da área internacional e de câmbio do Bradesco, o uso da tecnologia blockchain trará maior eficiência e redução de custos nas transações transfronteiriças.  

Parceria e inovação no comércio exterior 

As primeiras transações ocorrerão com pelo menos quatro clientes confirmados.  

A decisão de adotar a tecnologia surgiu devido à necessidade de alguns exportadores da Bolívia, onde as stablecoins são regulamentadas e facilitaram o recebimento de pagamentos internacionais. 

Medeiros afirmou que o uso de stablecoins e blockchain oferece uma alternativa moderna aos sistemas tradicionais de remessa de dinheiro, como o SWIFT, proporcionando maior desintermediação, programa ilidade e eficiência. 

Regulamentação e conformidade com o Banco Central 

Embora a implementação das stablecoins traga um avanço nas remessas internacionais, Medeiros destaca que todas as transações serão devidamente informadas ao Banco Central (BC).  

Em relação à proposta de regulação do BC, que visa limitar os pagamentos e transferências transfronteiriças a US$ 500 mil com stablecoins, o executivo do Bradesco expressou que não acredita que essa medida vá afetar a operação do banco. 

O limite seria, de acordo com o BC, aplicável tanto para pessoas físicas quanto para empresas. 

Stablecoins

Ripple USD (RLUSD) chega aos mercados globais após aprovação de NYDFS

Stablecoin lastreada em dólar será negociada em plataformas como Uphold e CoinMENA a partir de amanhã

segunda, 16 de dezembro, 2024 - 13:27

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Ripple, empresa responsável pela blockchain do XRP, confirmou o lançamento global de sua stablecoin Ripple USD (RLUSD) para a próxima terça-feira (17).   

A novidade surge após a aprovação do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) para sua entrada nos mercados financeiros.  

Lançamento da RLUSD 

Em um anúncio realizado nesta segunda-feira (16), a Ripple revelou que a stablecoin RLUSD, que é 100% lastreada pelo dólar americano, começará a ser negociada em várias exchanges globais amanhã.  

Onde estará disponível stablecoin da Ripple? 

O RLUSD será inicialmente disponível em plataformas e exchanges de destaque, como Uphold, MoonPay, Archax e CoinMENA.  

A Ripple aposta que sua rede de parceiros globais ajudará a impulsionar a adoção da stablecoin em diversas regiões, como as Américas, Ásia-Pacífico, Reino Unido e Oriente Médio. 

Em breve, também será listado em outras exchanges, incluindo Bitso, Bitstamp e Mercado Bitcoin.  

Futuro da Ripple 

A Ripple vê o RLUSD como uma ferramenta para a negociação de ativos tokenizados, como commodities e títulos, além de integrar o sistema em protocolos de finanças descentralizadas.  

A empresa já processou US$ 70 bilhões em 90 mercados ao redor do mundo por meio de seu Ripple Payments.  

Raghuram Rajan e Kenneth Montgomery, agora parte do conselho consultivo, destacaram o potencial das stablecoins para revolucionar o setor de pagamentos.  

"As stablecoins podem se tornar a espinha dorsal dos pagamentos privados ao oferecer uma alternativa segura, escalável e eficiente aos sistemas tradicionais ", afirmou Rajan.