Um grupo de legisladores republicanos expressou preocupações em relação à medida do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, de reforçar sua supervisão sobre as atividades relacionadas a criptomoedas e stablecoins conduzidas por instituições bancárias. Os legisladores afirmam que tal ação está comprometendo o progresso de um projeto de lei que visa regular as moedas no país.
Nesta segunda-feira (28), os legisladores, incluindo Patrick T. McHenry, representante do estado da Carolina do Norte e presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Bill Huizenga do Michigan e French Hill do Arkansas, dirigiram uma carta ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, criticando as implicações da carta SR 23-8 publicada pelo banco central no início deste mês.
A carta emitida pelo Federal Reserve fornece diretrizes para os bancos estaduais supervisionados que pretendem se envolver em atividades relacionadas a stablecoins. Segundo a carta, os bancos devem implementar uma série de controles internos e obter uma "notificação por escrito de não objeção de supervisão do Federal Reserve" antes de prosseguirem com suas atividades.
Os legisladores republicanos alegam que essas diretrizes estão efetivamente inibindo os bancos de emitirem stablecoins de pagamento e, por consequência, estão prejudicando o avanço de seu projeto de lei de regulamentação. Eles expressaram preocupações sobre a possibilidade de que tais restrições possam impactar negativamente a inovação financeira e o desenvolvimento de novas tecnologias no setor de criptomoedas.