A Circle e o Mercado Pago, a gigante de pagamentos latino-americano, anunciaram na terça-feira (29) o lançamento da stablecoin USDC no Chile. O anúncio ocorre em meio à contínua incerteza econômica no Chile e à inflação elevada. A inflação chilena atingiu 6,5% em julho.
O USDC é uma criptomoeda estável, o que significa que seu valor é atrelado a uma moeda fiduciária, no caso o dólar americano. Isso a torna uma opção atraente para investidores que buscam proteção contra a inflação.
O diretor sênior do Mercado Pago, Matías Spagui, afirmou que pela estabilidade do dólar é possível ter uma maior segurança. “O dólar americano é uma das moedas mais estáveis do mundo e um veículo simples para garantir a preservação da riqueza em meio à incerteza geral”, ele confirmou.
A Circle afirmou que essa integração fará com que os usuários chilenos “aproveitem os benefícios de um ativo digital em dólar confiável, seguro e transparente para transações quase instantâneas”. A empresa disse que pretende “promover a eficiência e a acessibilidade a dólares digitais confiáveis na região”.
A Coinbase e a Circle afirmaram no início de agosto que planejam expandir a USDC para outras jurisdições.