A Ripple, empresa de tecnologia blockchain, anunciou nesta quinta-feira (4) planos para lançar uma stablecoin atrelada ao dólar americano. A moeda digital estará disponível inicialmente nas blockchains XRP Ledger e Ethereum.
A stablecoin da Ripple será lastreada por "depósitos em dólares americanos, títulos do tesouro de curto prazo do governo dos EUA e outros equivalentes de caixa". A empresa garante que os ativos de reserva serão auditados por uma empresa terceirizada e que publicará atestados mensais.
A presidente da Ripple, Monica Long, disse que a stablecoin, prevista para ser lançada ainda esse ano, "servirá como um ponto de entrada fundamental para desbloquear novas oportunidades para casos de uso institucionais e DeFi em vários ecossistemas". Ela espera que a iniciativa impulsione a adoção e o desenvolvimento da tecnologia blockchain.
O mercado de stablecoins, que hoje vale mais de US$ 150 bilhões, deve crescer para US$ 2,8 trilhões até 2028, segundo a Ripple. O diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, disse que a empresa "adoraria" usurpar o domínio do Tether, a maior stablecoin do mercado.
No entanto, ele reconhece que há espaço para múltiplas opções no mercado, especialmente em aplicações DeFi. “Eu realmente espero que possamos impulsionar a adoção institucional de nível empresarial da stablecoin, que acho que tem estado um pouco ausente tanto por causa de questões regulatórias quanto pela falta de alguém para empacotar algo como um produto”, afirmou Schwartz.