O membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta, alertou nesta terça-feira que as stablecoins emitidas por empresas privadas, como o PayPal, representam um risco para a estabilidade financeira e podem prejudicar a concorrência no mercado.
Panetta disse, durante uma reunião da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, que “os prestadores privados de serviços de pagamento, incluindo o PayPal, não têm incentivos para limitar a utilização das suas stablecoins ou a gama de serviços que prestam”. "Muito pelo contrário: o objetivo é expandir a base de clientes e ganhar participação de mercado", ele completou.
O PayPal lançou sua stablecoin em agosto desse ano, o PayPal USD. Para Panetta essas stablecoins emitidas por empresas privadas podem representar um risco para a estabilidade financeira se alcançarem uma posição dominante e monopolista.
"Embora a entrada no mercado de grandes empresas de tecnologia ou de outros grandes fornecedores de pagamentos possa inicialmente promover a inovação, a concorrência poderá ser severamente prejudicada se atingirem uma posição monopolista, como vimos noutros setores digitais", disse ele.
O BCE está desenvolvendo sua própria moeda digital, conhecida como euro digital. Panetta disse que o euro digital seria emitido pelo BCE e teria curso legal, o que significa que seria aceito por empresas e indivíduos como forma de pagamento válida.
"[O euro digital] prestaria a devida atenção aos ajustamentos ordenados no setor financeiro, ao mesmo tempo que ofereceria aos prestadores de serviços de pagamento uma plataforma para inovações com alcance pan-área do euro”, disse ele.