A AmFi, que conecta investidores locais a investidores globais, e a netspaces, que gerencia propriedades digitais, realizaram a primeira operação de financiamento imobiliário com a tokenização de um imóvel real no Brasil.
Segundo comunicado, “o objetivo da parceria é eliminar barreiras para que mais brasileiros possam acessar aluguéis e compra de apartamento ou casa de forma mais simples e eficiente, por exemplo, adquirindo-os em partes ou de forma fracionada”.
O financiamento foi estruturado pela AmFi por meio de uma Cédula de Crédito Bancária tokenizada, que traz formalidade e segurança jurídica para a operação. Com a aquisição dos tokens representativos, os investidores da operação têm acesso em tempo real à apresentação de tudo que acontece. O repagamento do financiamento será feito em 160 parcelas mensais.
O CEO da AmFi, Paulo David, disse que “a parceria com a netspaces é o início da transformação do mercado imobiliário brasileiro e os benefícios da tokenização, com fracionamento dos imóveis e a segurança e transparência envolvidas vão permitir que muito mais pessoas realizem o sonho da casa própria”.
David explica como seria esse processo para os compradores dos imóveis. “Pense que eu posso começar morando ou tendo meu negócio em um espaço alugado, por exemplo, e com o tempo ir comprando 'pedaços' dele, o que me torna progressivamente dono da propriedade e reduz o aluguel ao longo do tempo”, comentou.
Para o CEO e fundador da netspaces, Andreas Blazoudakis, afirmou que “com a chegada da solução de crédito da AmFi aos tokens de propriedade digital, conseguiremos permitir que qualquer um seja capaz de adquirir seu imóvel financiado em questão de poucos minutos, não em várias semanas como ocorre hoje. É o verdadeiramente digital chegando ao mercado imobiliário e por todas as frentes".