A Euroclear, principal câmara de compensação europeia, deu um passo significativo na adoção de ativos financeiros totalmente digitais ao lançar seu serviço de emissão de títulos tokenizados. A novidade foi marcada pela emissão bem-sucedida de títulos digitais no valor de 100 milhões de euros (aproximadamente US$ 106 milhões) pelo Banco Mundial, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira (24).
O novo serviço, denominado Emissão de Títulos Digitais (D-SI) da Euroclear, desempenha um papel fundamental na emissão, distribuição e liquidação de ativos financeiros totalmente digitais. Esses ativos estão registrados em livros-razão distribuídos, um tipo de banco de dados mantido e atualizado de forma independente por cada participante (ou nó) em uma ampla rede.
O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que faz parte do Grupo Banco Mundial, optou por utilizar essa inovadora solução para financiar atividades de desenvolvimento sustentável. A emissão dos títulos digitais do Banco Mundial também marca sua inclusão na Bolsa de Valores do Luxemburgo.