segunda, 31 de março, 2025

Tokenização

A+ A-

HSBC anuncia serviço de custódia de ativos digitais em parceria com especialista suíço

Banco global expande sua oferta de ativos digitais com foco em títulos tokenizados para clientes institucionais

quarta, 08 de novembro, 2023 - 08:13

Redação MyCryptoChannel

O HSBC, um dos maiores bancos do mundo, revelou seu plano de lançar um serviço de custódia de ativos digitais destinado a clientes institucionais em colaboração com a Metaco, uma especialista suíça em custódia de criptomoedas

 

A novidade está programada para entrar em operação em 2024, complementando o HSBC Orion, a plataforma do banco com sede em Londres dedicada à emissão de ativos digitais. Além disso, o banco introduziu recentemente uma oferta para ouro físico tokenizado. Combinadas, essas plataformas formarão uma solução completa de ativos digitais direcionada a clientes institucionais, como informou o HSBC em um comunicado oficial.

 

Em um movimento que pode refletir uma nova tendência, bancos e instituições financeiras em todo o mundo levantam ativos reais (conhecidos como RWA, ou Real World Assets) para o universo dos blockchains, abrangendo desde livros-razão privados até redes públicas, como a Ethereum. Esse processo é conhecido como tokenização, e ganha força à medida que reguladores em diversos países expressam interesse em explorar sua aplicação para produtos de renda fixa, câmbio e gestão de ativos.

 

O HSBC esclareceu que seus planos de custódia estão, por enquanto, direcionados a "títulos tokenizados emitidos em plataformas de terceiros". Isso inclui títulos tokenizados compatíveis com blockchains privadas e/ou públicas, bem como produtos estruturados tokenizados. Vale destacar que a iniciativa não abrange a custódia de criptomoedas ou stablecoins.

Tokenização

Deutsche Bank se une ao Projeto Guardian para explorar tokenização de ativos

Parceria visa testar a viabilidade da tokenização e definir padrões para a indústria

terça, 14 de maio, 2024 - 17:29

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O Deutsche Bank, do setor financeiro alemão, juntou-se ao Projeto Guardian da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) para colaborar na implementação da tokenização de ativos. A parceria visa testar a viabilidade da tokenização de ativos e auxiliar na definição de padrões para a indústria. 

Em um anúncio desta terça-feira (14), o banco informou que integrará o fluxo de trabalho de gestão de ativos e patrimônio do Projeto Guardian, explorando uma plataforma blockchain interoperável que oferece serviços para fundos tokenizados e digitais.  

Boon-Hiong Chan, chefe de defesa de valores mobiliários e tecnologia do Deutsche Bank na Ásia-Pacífico, liderará a participação da empresa no Projeto Guardian. Chan trabalhará em conjunto com a Memento Blockchain, empresa Web3, e a Interop Labs, desenvolvedora do protocolo de interoperabilidade Web3 Axelar Network. 

" Contribuir para o Project Guardian reforçará nossos esforços para ajudar a moldar a nova fronteira do serviço de ativos e nos posicionará fortemente para contribuir para o progresso da indústria e não apenas antecipar as necessidades de nossos clientes, mas também superar suas expectativas", afirma Anand Rengarajan, diretor de serviços de valores mobiliários para a Ásia-Pacífico e Oriente Médio do Deutsche Bank e chefe global de vendas, em comunicado. 

 

Tokenização

Hong Kong cria comunidade para explorar tokenização de ativos

Autoridade Monetária de Hong Kong e indústria se unem para construir um ecossistema de tokenização

terça, 07 de maio, 2024 - 16:41

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou nesta terça-feira (7) criação da "Project Ensemble Architecture Community". Essa iniciativa reúne representantes da indústria e reguladores para colaborar na definição de padrões e melhores práticas para a tokenização de ativos. 

O projeto é composto pelos reguladores como HKMA, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, o Centro de Inovação BIS de Hong Kong e o Grupo de Especialistas CBDC.  

Já o setor privado tem sete membros: Banco da China (Hong Kong), Hang Seng Bank, HSBC, Standard Chartered Hong Kong, HashKey Group, Ant Digital Technologies e Microsoft Hong Kong. 

A iniciativa tem como objetivo estabelecer um mecanismo para liquidação interbancária sem interrupções de depósitos tokenizados por meio de CBDCs atacadistas (wCBDCs) para transações de ativos tokenizados.