quinta, 21 de novembro, 2024

Tokenização

A+ A-

Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça colaboram para explorar tokenização de ativos

Iniciativa pode resultar em avanços no mercado financeiro digital

quinta, 02 de novembro, 2023 - 12:00

Redação MyCryptoChannel

Em um anúncio feito nesta segunda-feira (30), reguladores financeiros de destaque em Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça revelaram planos para realizar testes de tokenização de ativos em diversos setores, incluindo produtos de renda fixa, câmbio e gestão de ativos. Esse esforço colaborativo visa impulsionar o avanço da tokenização de ativos em uma escala internacional.

 

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) lidera a iniciativa com a criação do "Project Guardian", um consórcio composto por reguladores renomados, como a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido e a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro Suíço (FINMA). A parceria entre essas entidades procura promover a colaboração no campo da tokenização de ativos.

 

A tokenização, um processo que envolve a digitalização de ativos do mundo real por meio da tecnologia blockchain, que ganha destaque entre grandes instituições financeiras e bancos em todo o mundo. As principais economias testam a emissão de títulos tokenizados e a digitalização de fundos, visando aprimorar a eficiência dos mercados financeiros globais.

 

O Project Guardian concentra-se em diversos aspectos cruciais, incluindo a discussão sobre o tratamento legal e contábil dos ativos digitais, a identificação de riscos potenciais e deficiências nas políticas existentes. Além disso, o projeto estabelecerá padrões comuns para a estruturação do mercado de ativos digitais e promover as melhores práticas em todas as jurisdições participantes.

Tokens

Zeta Markets, exchange descentralizada em Solana, anuncia lançamento de token e airdrop

Token Z utiliza o modelo de garantia de voto, similar ao da Curve em Ethereum

terça, 09 de abril, 2024 - 14:06

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Zeta Markets, exchange descentralizada (DEX) para negociação de criptomoedas perpétuas na blockchain Solana, anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento de seu token de governança, o Z. O token Z dará aos detentores poder de voto sobre o futuro da plataforma e abrirá caminho para a introdução de um rollup de Camada 2 (L2) inovador. 

O token terá um fornecimento total de 1 bilhão, dos quais 10% (100 milhões) serão distribuídos por meio de um airdrop.  Metade dos tokens do airdrop (50 milhões) serão distribuídos para traders ativos e membros da comunidade Zeta, com base em seu Z-Score, um sistema de pontos contínuo na plataforma. 

Já 1% dos tokens (10 milhões) serão alocados para usuários do Zeta que fazem parte de comunidades estratégicas em Solana e os 4% restantes (40 milhões) serão recompensados para participantes do programa Z da Zeta. 

O token Z será o pioneiro no modelo de garantia de voto em Solana, similar ao modelo implementado pela Curve em Ethereum. Segundo o fundador da Zeta, Tristan Frizza, “a premissa geral é que os apostadores de tokens serão recompensados exponencialmente com mais poder de voto e recompensas simbólicas ao apostar por períodos de tempo mais longos”.  

Tokenização

Tokenização de ações ganha impulso na Suíça com aprovação da Taurus

Regulador financeiro concede autorização à empresa para oferecer ações baseadas em blockchain a investidores de varejo

terça, 23 de janeiro, 2024 - 15:20

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A empresa suíça de custódia e negociação de criptomoedas Taurus recebeu aprovação do regulador financeiro suíço FINMA para oferecer ações tokenizadas a investidores de varejo. A aprovação traz títulos tokenizados para as massas.  

 

 

O TDX é um mercado de ações tokenizadas que permite que investidores comprem e vendam ações de empresas não listadas usando criptomoedas, além de francos suíços, euros e dólares americanos. O mercado já atraiu várias empresas suíças, incluindo Investis, la Mobilière, Qoqa, Structured Commodity & Corporate Finance (SCCF), Swissroc e Teylor. 

 

 

O cofundador da Taurus, Lamine Brahimi, disse em uma entrevista que “em nosso mercado TDX faltava uma coisa porque só era autorizado para investidores profissionais ou qualificados”. “Agora a FINMA nos concedeu luz verde para abri-la também aos investidores de varejo. Achamos que deveria ser tão fácil comprar ações de uma empresa quanto comprar um livro na Amazon.” 

 

 

“A partir de hoje, o TDX é direcionado a residentes suíços, mas pode estar aberto a investidores adicionais, desde que atendam aos requisitos de conformidade, dependendo do segmento comercial e do emissor”, completou Brahimi.