sexta, 04 de abril, 2025

Tokenização

A+ A-

Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça colaboram para explorar tokenização de ativos

Iniciativa pode resultar em avanços no mercado financeiro digital

quinta, 02 de novembro, 2023 - 12:00

Redação MyCryptoChannel

Em um anúncio feito nesta segunda-feira (30), reguladores financeiros de destaque em Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça revelaram planos para realizar testes de tokenização de ativos em diversos setores, incluindo produtos de renda fixa, câmbio e gestão de ativos. Esse esforço colaborativo visa impulsionar o avanço da tokenização de ativos em uma escala internacional.

 

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) lidera a iniciativa com a criação do "Project Guardian", um consórcio composto por reguladores renomados, como a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido e a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro Suíço (FINMA). A parceria entre essas entidades procura promover a colaboração no campo da tokenização de ativos.

 

A tokenização, um processo que envolve a digitalização de ativos do mundo real por meio da tecnologia blockchain, que ganha destaque entre grandes instituições financeiras e bancos em todo o mundo. As principais economias testam a emissão de títulos tokenizados e a digitalização de fundos, visando aprimorar a eficiência dos mercados financeiros globais.

 

O Project Guardian concentra-se em diversos aspectos cruciais, incluindo a discussão sobre o tratamento legal e contábil dos ativos digitais, a identificação de riscos potenciais e deficiências nas políticas existentes. Além disso, o projeto estabelecerá padrões comuns para a estruturação do mercado de ativos digitais e promover as melhores práticas em todas as jurisdições participantes.

Tokenização

Deutsche Bank se une ao Projeto Guardian para explorar tokenização de ativos

Parceria visa testar a viabilidade da tokenização e definir padrões para a indústria

terça, 14 de maio, 2024 - 17:29

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O Deutsche Bank, do setor financeiro alemão, juntou-se ao Projeto Guardian da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) para colaborar na implementação da tokenização de ativos. A parceria visa testar a viabilidade da tokenização de ativos e auxiliar na definição de padrões para a indústria. 

Em um anúncio desta terça-feira (14), o banco informou que integrará o fluxo de trabalho de gestão de ativos e patrimônio do Projeto Guardian, explorando uma plataforma blockchain interoperável que oferece serviços para fundos tokenizados e digitais.  

Boon-Hiong Chan, chefe de defesa de valores mobiliários e tecnologia do Deutsche Bank na Ásia-Pacífico, liderará a participação da empresa no Projeto Guardian. Chan trabalhará em conjunto com a Memento Blockchain, empresa Web3, e a Interop Labs, desenvolvedora do protocolo de interoperabilidade Web3 Axelar Network. 

" Contribuir para o Project Guardian reforçará nossos esforços para ajudar a moldar a nova fronteira do serviço de ativos e nos posicionará fortemente para contribuir para o progresso da indústria e não apenas antecipar as necessidades de nossos clientes, mas também superar suas expectativas", afirma Anand Rengarajan, diretor de serviços de valores mobiliários para a Ásia-Pacífico e Oriente Médio do Deutsche Bank e chefe global de vendas, em comunicado. 

 

Tokenização

Hong Kong cria comunidade para explorar tokenização de ativos

Autoridade Monetária de Hong Kong e indústria se unem para construir um ecossistema de tokenização

terça, 07 de maio, 2024 - 16:41

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou nesta terça-feira (7) criação da "Project Ensemble Architecture Community". Essa iniciativa reúne representantes da indústria e reguladores para colaborar na definição de padrões e melhores práticas para a tokenização de ativos. 

O projeto é composto pelos reguladores como HKMA, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, o Centro de Inovação BIS de Hong Kong e o Grupo de Especialistas CBDC.  

Já o setor privado tem sete membros: Banco da China (Hong Kong), Hang Seng Bank, HSBC, Standard Chartered Hong Kong, HashKey Group, Ant Digital Technologies e Microsoft Hong Kong. 

A iniciativa tem como objetivo estabelecer um mecanismo para liquidação interbancária sem interrupções de depósitos tokenizados por meio de CBDCs atacadistas (wCBDCs) para transações de ativos tokenizados.