O bancário francês Societe Generale concluiu sua primeira emissão de títulos verdes tokenizados na rede Ethereum (ETH), na quinta-feira (30). A operação foi realizada em parceria com as AXA Investment Managers (AXA IM) e Generali Investments, que adquiriram os títulos.
A emissão foi de 10 milhões de euros (US$ 10,8 milhões). Os recursos líquidos da venda serão utilizados para financiar ou refinanciar atividades sustentáveis. Segundo comunicado, “este formato digital permite maior transparência e rastreabilidade, bem como maior fluidez e rapidez nas transações e liquidações”.
Os títulos tokenizados são ativos do mundo real (RWA) representados por tokens em uma blockchain. No caso do SocGen, isto permite aos emitentes e investidores medir as emissões de carbono dos seus títulos na infraestrutura financeira.
O chefe de inovação e iniciativas estratégicas da AXA IM, Laurence Arnold, disse que “O objetivo desta iniciativa, realizada em colaboração com a SG-FORGE, era permitir-nos experimentar o uso de uma moeda estável como ativo de liquidação para comprar um título digital”.