quarta, 05 de fevereiro, 2025

Tokenização

A+ A-

Tokenização de imóveis avança no Brasil com a regulamentação do COFECI

Novo sistema digital promete transformar a negociação de ativos imobiliários com o uso de blockchain e contratos inteligentes

sexta, 03 de janeiro, 2025 - 12:19

Redação MyCryptoChannel

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) avançou na  implementação da tokenização da economia brasileira no começo de 2025.

A proposta, aprovada com base na resolução nº 1.487, estabelece a regulamentação para a tokenização de imóveis e contratos por meio da tecnologia blockchain, revolucionando o setor imobiliário do país.

Regulação da tokenização de imóveis no Brasil

A resolução, publicada na Portaria COFECI Nº 135, introduz novas tecnologias digitais que permitem o registro criptografado de contratos e documentos, garantindo maior segurança e transparência nas transações imobiliárias.

O sistema de Governança e Registro de Contratos e Documentos (SGR) será a ferramenta principal. Ele possibilitará o armazenamento e a autenticação digital de documentos, com acesso contínuo aos envolvidos nas transações.

 A tokenização permite que imóveis e contratos sejam digitalizados, representados como tokens na blockchain, o que facilita a negociação e o acompanhamento do histórico desses ativos.

Comissão especial e o futuro da regulação

Para garantir o avanço seguro desse novo mercado, o COFECI criou uma Comissão Especial para Acompanhamento e Regulação do Mercado de Ativos Imobiliários Digitais. 

A comissão será responsável pela elaboração de resoluções, fiscalização do mercado e aprimoramento do Registro de Ativos Digitais (RAD). 

A comissão também realizará audiências públicas para ouvir as partes interessadas e propor melhorias à legislação vigente.

Com um prazo inicial de 90 dias, o grupo será composto por profissionais especializados em áreas como advocacia, tecnologia, ciência da computação e integração de sistemas. 

Tokenização

Hong Kong cria comunidade para explorar tokenização de ativos

Autoridade Monetária de Hong Kong e indústria se unem para construir um ecossistema de tokenização

terça, 07 de maio, 2024 - 16:41

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou nesta terça-feira (7) criação da "Project Ensemble Architecture Community". Essa iniciativa reúne representantes da indústria e reguladores para colaborar na definição de padrões e melhores práticas para a tokenização de ativos. 

O projeto é composto pelos reguladores como HKMA, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, o Centro de Inovação BIS de Hong Kong e o Grupo de Especialistas CBDC.  

Já o setor privado tem sete membros: Banco da China (Hong Kong), Hang Seng Bank, HSBC, Standard Chartered Hong Kong, HashKey Group, Ant Digital Technologies e Microsoft Hong Kong. 

A iniciativa tem como objetivo estabelecer um mecanismo para liquidação interbancária sem interrupções de depósitos tokenizados por meio de CBDCs atacadistas (wCBDCs) para transações de ativos tokenizados.  

 

Tokens

Zeta Markets, exchange descentralizada em Solana, anuncia lançamento de token e airdrop

Token Z utiliza o modelo de garantia de voto, similar ao da Curve em Ethereum

terça, 09 de abril, 2024 - 14:06

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Zeta Markets, exchange descentralizada (DEX) para negociação de criptomoedas perpétuas na blockchain Solana, anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento de seu token de governança, o Z. O token Z dará aos detentores poder de voto sobre o futuro da plataforma e abrirá caminho para a introdução de um rollup de Camada 2 (L2) inovador. 

O token terá um fornecimento total de 1 bilhão, dos quais 10% (100 milhões) serão distribuídos por meio de um airdrop.  Metade dos tokens do airdrop (50 milhões) serão distribuídos para traders ativos e membros da comunidade Zeta, com base em seu Z-Score, um sistema de pontos contínuo na plataforma. 

Já 1% dos tokens (10 milhões) serão alocados para usuários do Zeta que fazem parte de comunidades estratégicas em Solana e os 4% restantes (40 milhões) serão recompensados para participantes do programa Z da Zeta. 

O token Z será o pioneiro no modelo de garantia de voto em Solana, similar ao modelo implementado pela Curve em Ethereum. Segundo o fundador da Zeta, Tristan Frizza, “a premissa geral é que os apostadores de tokens serão recompensados exponencialmente com mais poder de voto e recompensas simbólicas ao apostar por períodos de tempo mais longos”.