domingo, 20 de abril, 2025

Tokenização

A+ A-

Tokenização de imóveis avança no Brasil com a regulamentação do COFECI

Novo sistema digital promete transformar a negociação de ativos imobiliários com o uso de blockchain e contratos inteligentes

sexta, 03 de janeiro, 2025 - 12:19

Redação MyCryptoChannel

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) avançou na  implementação da tokenização da economia brasileira no começo de 2025.

A proposta, aprovada com base na resolução nº 1.487, estabelece a regulamentação para a tokenização de imóveis e contratos por meio da tecnologia blockchain, revolucionando o setor imobiliário do país.

Regulação da tokenização de imóveis no Brasil

A resolução, publicada na Portaria COFECI Nº 135, introduz novas tecnologias digitais que permitem o registro criptografado de contratos e documentos, garantindo maior segurança e transparência nas transações imobiliárias.

O sistema de Governança e Registro de Contratos e Documentos (SGR) será a ferramenta principal. Ele possibilitará o armazenamento e a autenticação digital de documentos, com acesso contínuo aos envolvidos nas transações.

 A tokenização permite que imóveis e contratos sejam digitalizados, representados como tokens na blockchain, o que facilita a negociação e o acompanhamento do histórico desses ativos.

Comissão especial e o futuro da regulação

Para garantir o avanço seguro desse novo mercado, o COFECI criou uma Comissão Especial para Acompanhamento e Regulação do Mercado de Ativos Imobiliários Digitais. 

A comissão será responsável pela elaboração de resoluções, fiscalização do mercado e aprimoramento do Registro de Ativos Digitais (RAD). 

A comissão também realizará audiências públicas para ouvir as partes interessadas e propor melhorias à legislação vigente.

Com um prazo inicial de 90 dias, o grupo será composto por profissionais especializados em áreas como advocacia, tecnologia, ciência da computação e integração de sistemas. 

Tokenização

Deutsche Bank se une ao Projeto Guardian para explorar tokenização de ativos

Parceria visa testar a viabilidade da tokenização e definir padrões para a indústria

terça, 14 de maio, 2024 - 17:29

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O Deutsche Bank, do setor financeiro alemão, juntou-se ao Projeto Guardian da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) para colaborar na implementação da tokenização de ativos. A parceria visa testar a viabilidade da tokenização de ativos e auxiliar na definição de padrões para a indústria. 

Em um anúncio desta terça-feira (14), o banco informou que integrará o fluxo de trabalho de gestão de ativos e patrimônio do Projeto Guardian, explorando uma plataforma blockchain interoperável que oferece serviços para fundos tokenizados e digitais.  

Boon-Hiong Chan, chefe de defesa de valores mobiliários e tecnologia do Deutsche Bank na Ásia-Pacífico, liderará a participação da empresa no Projeto Guardian. Chan trabalhará em conjunto com a Memento Blockchain, empresa Web3, e a Interop Labs, desenvolvedora do protocolo de interoperabilidade Web3 Axelar Network. 

" Contribuir para o Project Guardian reforçará nossos esforços para ajudar a moldar a nova fronteira do serviço de ativos e nos posicionará fortemente para contribuir para o progresso da indústria e não apenas antecipar as necessidades de nossos clientes, mas também superar suas expectativas", afirma Anand Rengarajan, diretor de serviços de valores mobiliários para a Ásia-Pacífico e Oriente Médio do Deutsche Bank e chefe global de vendas, em comunicado. 

 

Tokenização

Hong Kong cria comunidade para explorar tokenização de ativos

Autoridade Monetária de Hong Kong e indústria se unem para construir um ecossistema de tokenização

terça, 07 de maio, 2024 - 16:41

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou nesta terça-feira (7) criação da "Project Ensemble Architecture Community". Essa iniciativa reúne representantes da indústria e reguladores para colaborar na definição de padrões e melhores práticas para a tokenização de ativos. 

O projeto é composto pelos reguladores como HKMA, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, o Centro de Inovação BIS de Hong Kong e o Grupo de Especialistas CBDC.  

Já o setor privado tem sete membros: Banco da China (Hong Kong), Hang Seng Bank, HSBC, Standard Chartered Hong Kong, HashKey Group, Ant Digital Technologies e Microsoft Hong Kong. 

A iniciativa tem como objetivo estabelecer um mecanismo para liquidação interbancária sem interrupções de depósitos tokenizados por meio de CBDCs atacadistas (wCBDCs) para transações de ativos tokenizados.