O analista Lockridge Okoth afirmou que a criptomoeda The Sandbox (SAND) está entre as mais afetadas com o desbloqueio dos tokens. O fenômeno tem potencial para desencadear vendas em pânico, devido ao medo dos usuários temerem uma queda, e ao mesmo tempo traders anteciparem uma queda nos preços.
No entanto, a dinâmica se inverte em mercados em alta, onde o aumento dos preços das criptomoedas é impulsionado por uma demanda crescente, observou Okoth. O analista ainda ressaltou que o token SAND é um dos que mais sofreu com esses desbloqueios.
Neste mês, os tokens Avalanche (AVAX), Hedera (HBAR), Optimism (OP) e Aptos (APT), junto com o SAND, totalizaram um valor de US$ 525 milhões em desbloqueio de tokens. Okoth explicou que “a ideia de mais tokens entrando no mercado é tipicamente baixista, pois aumenta a oferta circulante. Por outro lado, pode desencadear uma alta marcante porque, às vezes, a demanda por um token específico aumenta tanto que os compradores os adquirem durante os períodos de desbloqueio”.
Esses desbloqueios seguem uma abordagem “cliff” , eles ocorrem de maneira mais concentrada em comparação com os tradicionais desbloqueios lineares, que são distribuídos ao longo de intervalos semanais, mensais ou anuais.
Ao término deste mês, os tokens que foram desbloqueados serão destinados à equipe do projeto, como colaboradores, desenvolvedores e investidores. “Esses stakeholders provavelmente irão descarregar suas participações no mercado. A pressão de venda resultante poderia levar a uma queda no preço de SAND, AVAX, HBAR, OP e APT", comentou Okoth.