Devido aos inúmeros usuários, o Etherscan — principal explorador de blocos do Ethereum — anunciou suas novas medidas para proteger os usuários contra golpes com criptomoedas. A primeira delas, e principal delas, consiste em ocultar transferências de token de valor zero por padrão.
Essa medida ocorre devido ao aumento de ataques de “envenenamento de endereço”, que utilizam tokens desconhecidos e de pouco valor.
Por configuração, os tokens aparecem automaticamente no Etherscan, sem que o usuário solicite essas informações. Com a mudança, os usuários terão que ativar manualmente a exibição. O envenenamento de endereço é um tipo de golpe com criptomoedas de phishing que pode atingir indivíduos que adquiriram tokens indesejados.
Porém, estes tokens “envenenados”, são inúteis, e possuem um valor próximo de zero. Se um usuário tenta transferi-los, a carteira que os enviou “grava” o endereço, onde ficará disponível para seleção sempre que uma transferência estiver sendo realizada. Tendo como objetivo, fazer com que o usuário envie criptomoedas para o endereço associado ao golpe.