A Mastercard está desenvolvendo um testbed chamado Multi-Token Network (MTN), com foco inicial na tokenização de depósitos bancários. A plataforma estará disponível em modo beta no Reino Unido.
Raj Dhamodharan, responsável por criptomoedas e blockchain na Mastercard, revelou que diversos bancos e instituições financeiras foram convidados a participar desse projeto. O objetivo do MTN é, futuramente, adotar moedas digitais de bancos centrais e stablecoins regulamentadas.
Em todo o mundo, têm ocorrido diversos pilotos e projetos envolvendo diferentes formas de dinheiro tokenizado e aplicativos correlatos. Vale mencionar o JPM Coin, uma criptomoeda interna do JPMorgan voltada para transações de grandes volumes.
Dhamodharan enfatizou ao CoinDesk que "o dinheiro regulamentado nos bancos impulsiona a economia global. Por isso, estamos iniciando a tokenização de depósitos bancários, de forma que a unidade monetária em uma conta se torne um ativo digital no blockchain, proporcionando o mesmo nível de programabilidade encontrado nas moedas digitais do ecossistema das criptomoedas".
Os primeiros aplicativos e casos de uso que a Mastercard pretende promover com a tokenização de depósitos bancários são perfeitamente compatíveis com o Mastercard Crypto Credentials, um aplicativo de análise de blockchain anunciado em abril. Essa solução visa garantir a conformidade das transações com regulamentações, como as medidas de combate à lavagem de dinheiro