O CEO da Eco App e Beam, Andy Bromberg, anunciou nessa quinta-feira (27) o lançamento do segundo produto da empresa: a carteira Beam. A carteira Beam foi projetada com uma interface simples semelhante à Web2, mas possui tecnologia Web3. Em uma entrevista ao Decrypt, Bromberg afirmou que a empresa está “construindo a primeira carteira de pagamento utilizável mainstream” do mercado.
Com previsão de lançamento para agosto de 2023, a carteira opera no topo do Otimismo Rollup de camada 2 baseado em Ethereum e também explorará a rede Base da Coinbase. Um dos destaques da carteira Beam é a chamada "abstração de conta", uma implementação também presente no Ethereum através do EIP-4337. Essa abstração pretende facilitar o envio de transações com os ativos digitais.
Ao combinar elementos da Web2 e Web3, Bromberg explicou que o Beam conseguiu criar algo totalmente mainstream, sem comprometer os princípios fundamentais do setor, como descentralização e resistência à censura. A carteira Beam busca "abstrair a confusão", já que os dos principais problemas do setor é em relação aos endereços. Para facilitar a usabilidade e resolver essa questão, a carteira Beam introduziu nomes de usuário baseados em emojis, que provaram ser um sucesso durante a fase de teste.
Além do apoio por parte grandes nomes do setor, como Andreessen Horowitz, Coinbase Ventures e Pantera, a empresa também recebeu apoio de celebridades. Nomes
como Diddy, Kevin Durant e Carmelo Anthony participaram do projeto. Bromberg destacou que eles pretendem alavancar essa base de investidores-celebridades para impulsionar o produto como uma "rampa para o verdadeiro mainstream".